Maria Dolores Institucional

A DESIGNER


Design de olhar sensível e traços audaciosos.

 

Paixão pela arte, conexão com a moda e sensibilidade para captar a beleza e a energia das pedras naturais. Essa é a fusão que resulta no design ousado de Maria Dolores, a curitibana que faz da sua marca homônima de joias uma manifestação artística em sintonia com a mulher contemporânea. 

 

Formada em Desenho Industrial pela UFPR, a designer Maria Dolores criou seus primeiros acessórios para uso pessoal. Depois de assinar coleções para uma das maiores joalherias do país por 4 anos, Maria fechou um ciclo para se oxigenar da mais pura arte. Foi lapidar seu talento em Florença, na Itália, se especializando em grandes escolas de joalheria mundial, como Le Arti Orafi e Metallo Nobile. 

 

O retorno de Maria Dolores ao Brasil em 2008 foi marcado por uma necessidade latente de expressar seu estilo através de uma marca própria. No mesmo ano ela abriu a sua primeira loja, com  acessórios que logo despertaram a atenção pela autenticidade, irreverência e mix inusitado de materiais nobres, entre eles as pedras brasileiras. As joias passaram a conquistar espaço no cenário fashion nacional e se tornaram sucesso de crítica entre grandes nomes da arte e do design. Seu talento rendeu parcerias com estilistas importantes da moda brasileira e trouxe reconhecimento internacional. A expansão da marca se deu em pouco tempo e hoje já são 11 lojas físicas e mais de 200 representantes em diversas regiões do país, e-commerces no Brasil, Espanha e Estados Unidos e showrooms no Brasil e no exterior, nas cidades de Curitiba, São Paulo, Miami e Aveiro, em Portugal.

 

O design de Maria Dolores desafia padrões e se volta ao magnetismo de elementos naturais. A cada coleção, materiais inusitados como fios de seda, resinas e espelhos são combinados com cristais, quartzos e outras pedras protagonistas em suas joias não só pela beleza, mas pelo significado e energia que transmitem. É esse o DNA que resulta em joias autênticas e reflete a autonomia da mulher que se reinventa a cada dia.

NOSSOS PROCESSOS


Por trás de uma joia Maria Dolores existe uma história rica em significado. Cada coleção tem início aproximadamente 6 meses antes do seu lançamento. É quando inspirações, pesquisas, referências e sentimentos se mesclam. Eles trazem à tona uma temática que flui por todas as peças a serem desenvolvidas, ditando materiais, sutilezas de cada traço e detalhes de uma produção quase artesanal. 

 

No papel ou digitalmente, os primeiros desenhos ganham vida no esforço de criar joias que materializam a paixão pela arte e pelo design. Cada peça tem o seu protótipo em 3D, seguido de um trabalho rigoroso de lapidação e soldagem. A etapa seguinte é o banho de ouro ou ródio, que confere sofisticação aos contornos do acessório.

 

A essa altura, pedras naturais - como cristais e quartzos repletos de energia e beleza - já foram selecionadas cuidadosamente pelas mãos da designer Maria Dolores, um dos momentos mais precisos do seu trabalho. Esses e outros materiais inusitados são incorporados às joias, que exibem o colorido intenso e o significado energizante de cada pedra escolhida. Para isso, as gemas são cortadas na lâmina a laser ou em jato de água e lapidadas de maneira singular, onde ganham forma para se encaixarem perfeitamente no metal já desenvolvido, finalizando a produção e dando início a novas histórias. Dessa vez, para quem vai usar as joias.

 

Nesse trabalho intenso somam-se talentos e experiências que, junto com técnicas específicas e olhar inovador, garantem acessórios com conceitos inspiradores, lapidação exclusiva e pedras que levam as melhores energias. É a materialização de emoções, através de joias que vão inspirar mulheres a expressarem sua força e autenticidade.